Projetos Sociais

Projeto Casa do Hip-Hop
O Projeto CDHH (Casa do Hip-Hop) é projeto sério que surgiu a partir das experiências de seus mentores com o Movimento Hip-Hop. Como a maioria das pessoas que nos conhece sabe, crescemos envolvidos com Break Dance, Funk Music, Rap Music, DJs, MCs e Graffittis.

Desde a década de 1980 que nos conhecemos e vivenciamos o surgimento do Hip-Hop como movimento de protesto e mudança social. Foi através dele que não sucumbimos às mazelas das ruas e nem nos deixamos levar pelas drogas e outros tipos de violência de que se acometem tantos jovens.

Nosso Projeto inclui cursos de Áudio-visual, Serigrafia, Inglês, Break Dance, edição de áudio e vídeo.

Temos atuado também nas Artes Plásticas. Em 2006, enquanto lecionava Inglês e História da Escola Edson André de Aguiar, em Cidade Ocidental, Eu e André Brito elaboramos um projeto em conjunto com os alunos, que visava amenizar os efeitos do vandalismo causado por alunos e não-alunos contra o patrimônio da escola

Durante cerca de oito meses, selecionamos desenhos e artistas para executarmos o projeto que culminou com um grande evento na escola que contou com a participação de todos alunos e professores na execução do mesmo.

Como a repercussão do projeto foi muito boa, a Secretaria de Educação do município nos convidou para pintarmos o Ginásio de Esportes Ayrton Senna. A partir daí, a Cidade Ocidental não foi mais a mesma. Os moradores passaram a convocar os artistas para pintarem seus muros, trazendo uma nova cara para a Cidade, antes dominada pelas ações dos vândalos, levando inclusive, a Revista Nova Escola (Edição 197 de novembro de 2006, Editora Abril) e o Jornal Correio Braziliense a publicar matéria de capa sobre o projeto. A matéria tem como centro as aulas de história e inglês do professor André, que levava para a sala de aula discussões acerca da violência. Temas como Racismo também eram freqüentemente discutidos em sala de aula, tendo sempre como pano de fundo o Movimento Hip-Hop.

Streetball & Hip-Hop - uma mistura explosiva
Outra fase do projeto foi a junção da prática de esportes com a Cultura Hip-Hop. Promovemos o I Campeonato de Street Ball & Hip-Hop da Cidade Ocidental.

Entre as partidas, grupos de Rap e Break Dance se apresentavam e ao final do campeonato todos eram premiados.

Realizado no Ginásio de Esportes Ayrton Senna, o 1º Campeonato dessa modalidade de Basquetebol, originada nas ruas de cidades como Nova York, Los Angeles e Boston, teve o comparecimento em massa de atletas, adolescentes e entusiastas da Cultura Hip-Hop. 

O evento, organizado pela CASA DO HIP-HOP, organização voltada para a capacitação, lazer, esporte e divulgação do Movimento Hip-Hop e apoiada pela Prefeitura e empresas privadas, além da força inestimável do, na época vereador Mazinho e vereador Marcelo Araújo,  teve como objetivo dar opções de lazer para a comunidade jovem de nossa Cidade, nesses tempos de violência e ócio que assolam a sociedade como um todo. 

Quem foi ao evento pôde conferir as apresentações dos rappers HUNGRIA e JEFIM que deram bastante força ao Movimento em nossa Cidade e representaram com bastante entusiasmo o Hip-Hop. Teve também a participação do grupo D.O.B.E.M. que tai guerreando e representando como ninguém a Cultura de Rua de nossa quebrada, relatando o cotidiano do jovem suburbano em suas letras, agitando a galera, atuando também nas artes plásticas em grafites espalhados pela Cidade, em especial no Ginásio de Esportes, participando do projeto de graffiti da Casa do Hip-Hop, realizado em 2006 através de projeto desenvolvido na Escola Municipal Edson André de Aguiar, que foi matéria de capa da Revista Nova Escola de dezembro daquele ano. 

Foram premiados os 4 primeiros colocados da competição, que contou com equipes oriundas de diversos pontos do DF e Entorno: AABB, GAMA e VALPARAÍSO.